Mi Plan Tour 2010 | São Paulo, Brazil (March 27, 2010)


45 Photos Click Here



Aderindo à onda de divas do pop que descobriram o fanatismo do público brasileiro, Nelly Furtado retornou ao País após oito anos de constantes mudanças em seu repertório e se apresentou na noite deste sábado (27) na Via Funchal, em São Paulo. Quando esteve por aqui, em 2002, a canadense cantou as músicas de Whoa, Nelly!, seu álbum de estreia, ainda tímida e sem saber se os hits I'm Like a Bird e Turn Off the Light, sucessos nas rádios daqui, seriam suficientes para conquistar o público.

Oito anos se passaram e as mudanças em Nelly são perceptíveis. Roupas, sensualidade, ousadia e músicas mais dançantes passaram a ser partes integrantes do novo estilo da cantora, que busca se reinventar a cada trabalho. Em Loose, seu álbum lançado em 2006, ela apostou no black e em parcerias de peso, como Justin Timberlake e Timbaland. Com Mi Plan, lançado em 2009, ela investiu no espanhol para conquistar ainda mais o público latino.

Em sua apresentação, que durou aproximadamente 1h30 e não deixou os quase 6 mil espectadores parados, Nelly esbanjou simpatia e arriscou algumas breves conversas em português. Quando lhe fugiam as palavras, era em espanhol e em inglês que ela se pronunciava.

Embora não figure entre as principais divas do pop, Nelly Furtado mostrou que sua voz anasalada e sotaque lusitano -derivado dos pais portugueses- a tornam uma artista livre de comparações. Diferentemente de suas "concorrentes" no segmento, ela aposta na simplicidade do pop, com raros efeitos especiais e cenografia modesta.

A preocupação com a receptividade do público foi tão grande que ela repetiu o feito em Porto Alegre e cantou Sozinho, composta por Peninha e sucesso na voz de Caetano Veloso. Ver e ouvir um ídolo entoando uma das músicas românticas de maior sucesso no País comoveu o público, que não poupou aplausos e gritos.

Para saber melhor como foi a apresentação de Nelly Furtado em São Paulo, dois repórteres do Terra decidiram avaliar o espetáculo. Um deles gosta de pop, mas pouco conhece sobre a artista. O outro, fã assumido, sequer deixou passar as canções menos conhecidas e entoou o coro junto com a cantora. Confira abaixo a opinião do repórter curioso e do fanático sobre a performance de Nelly:

Repórter curioso
Aos que pensam que Nelly Furtado se resume ao puritanismo de I'm Like a Bird ou às reboladas sensuais de Promiscuous está na hora de conhecer um pouco mais do trabalho desta cantora, que com seu sotaque lusitano e oscilações idiomáticas conquistou o público de São Paulo. Os fãs se esbaldaram e os curiosos, como eu, saíram com a impressão de que o pop ainda pode ter salvação.

As músicas valorizam o potencial vocal e são feitas com um número imperceptível de efeitos especiais, que chegam a gerar certa exaustão ao ouvir em mega-apresentações das divas do gênero. Por falar em voz, vale ressaltar que este é o grande diferencial de Nelly, que transitou entre as notas baixas e os agudos sem nenhuma dificuldade e com um "simples" detalhe: pulando e dançando no palco.

Com o passar do show, alguns refrões foram resgatados na memória. Turn Off the Light, Say It Tight e All Good Things (Come To an End) -que, para o alívio do público, não teve a participação de Di Ferrero, do NX Zero, com quem gravou uma versão com trechos em português- logo se tornaram familiares. Os fãs, obviamente, foram ao delírio.

Apesar de boa parte das músicas apresentadas não terem sido grandes sucessos nas rádios voltadas ao público jovem, o repertório de Nelly Furtado é bastante agradável e comovente. Até mesmo as músicas em espanhol, que tinham um grande toque latino em suas batidas, não deixaram as pessoas paradas. Todos, até mesmo o pai de um adolescente que estava de cara feia antes do show começar, se renderam ao carisma da canadense, que levantou o público com suas reboladas sensuais e declarações de amor constantes.

Sair de uma apresentação como esta faz qualquer leigo questionar: por que as músicas de Nelly Furtado são pouco valorizadas nas programações das rádios? Fica a dica.

Repórter fanático
Diferentemente de outras divas pop da atualidade, que preferem se vender como produto e não como cantoras, Nelly Furtado demonstrou todo seu talento com potência vocal e polivalência.

Com a mais recente turnê para divulgar seu primeiro álbum em espanhol Mi Plan, Nelly tocou violão, dançou e conversou com os fãs -em três línguas (português, inglês e espanhol)- e ainda arriscou cantar Sozinho, música conhecida na voz de Caetano Veloso.

Esqueça Madonna, Britney Spears e derivados. A cantora luso-canadense não cronometrou suas falas e muito menos calculou seus passos. A espontaneidade foi instintiva e retribuiu aos fãs todo o carinho de uma forma simples: apresentando um bom espetáculo e sabendo lidar com a multidão que aclamava seu nome. "Te amo, muito" e "muito obrigado", gritou inúmeras vezes.

Além disso, Nelly se preocupou em reformular os arranjos das músicas, dando-as um tom mais agressivo, o que pareceu agradar o público. Com isso, chega-se à conclusão de que efeitos especiais podem encher os olhos, mas não é o único recurso que garante o sucesso de um espetáculo de peso.

Contudo, faltou a música que impulsionou a carreira da cantora quando seu estilo era um pop "menos comercial". Promiscuous pode ter sido tirada do set list por não fazer o estilo do show, que veio com a intenção de ser mais acústico e menos glamuroso como a última turnê de Nelly Furtado, Loose.

Canções como Manos Al Aire, I'm Like a Bird e Try sincronizaram as vozes da multidão, que tinha apenas um objetivo: ver seu ídolo cantar.

Set list
1. Maneater
2. Força
3. Bajo Otra Luz
4. ...On The Radio (Remember The Days)
5. I'm Like a Bird
6. Medley - My Love Grows Deeper/ I Will Make You Cry/ Legend/ Baby Girl
7. Más
8. Try
9. Sozinho (Cover escrita por Peninha e cantada por Caetano Veloso)
10. Vacilar
11. Turn Off The Light
12. All Good Things (Come to An End)
13. Powerless
14. Manos Al Aire
15. Medley - Give it To Me/ Morning After Dark
16. Who Wants To Be Alone
17. Say It Right

Source: Click Here
Previous
Next Post »
Post a Comment
Thanks for your comment