Nelly Furtado | "Quero continuar a cantar aos 80 anos"

Chegou a Lisboa na manhã de 25 de Novembro e até a chuva lhe pareceu bonita... disse-o no Twitter, Nelly Kim Furtado, que fez 31 anos no dia 2 e é mais conhecida sem o nome do meio dado pelos pais em honra de uma ginasta russa. Nessa madrugada de Novembro twittou: "Ok, just getting ready for my portuguese interviews this morning here in Lisbon". E estava pronta, falando em português com a ajuda do inglês quando queria expressar-se melhor.

Com "Mi Plan", o seu último álbum, reinventa-se. No primeiro transparecia ingenuidade cantando 'I'm Like a Bird', no segundo virou algo étnica com "Folklore", no terceiro, com "Loose", transformou-se numa mulher fatal, neste é uma verdadeira latina... E é de três em três anos que essa reinvenção de si própria acontece.
Ya, é verdade. Já passaram quase dez anos desde que lancei o meu primeiro disco... Este álbum é todo em castelhano. Acabado o terceiro, eu estava com falta de inspiração para escrever em inglês. Tentei, mas não consegui arranjar palavras.

Então, é verdade que foi mesmo um bloqueio, não foi o marido quem a convenceu? (Nelly casou em 2008 com o engenheiro de som cubano Demacio Castellón)
Não, não (e ri-se, com vontade), mas falo muito em espanhol, cada vez mais. No meu terceiro disco já havia dois temas. Foi um prazer escrevê-los e gravá-los. E como, em casa, passei os últimos tempos a falar em espanhol, a brigar em espanhol, a amar em espanhol... foi natural, para mim, começar a escrever sentimentos em espanhol. Eu tenho uma colecção de cedês, cuja maior parte é em espanhol, português... música mundial. Claro que eu gosto de música em inglês, mas não é só isso, é o meu outro lado, o meu lado latino.

Não será a única razão, mas é uma boa aposta no mercado latino, nos EUA é a segunda língua?
Nos Estados Unidos, sim, fazes uma boa ligação com os fãs. Julgo que alguns não entendiam a minha latinidade, sabes? É uma maneira de fortalecer a nossa ligação, porque é uma parte de mim importante, Sou canadiana mas não só, sou latina também, as minhas raízes são daqui e os meus pais sempre se esforçaram por nos ensinar...

Os seu pais são açorianos. Falavam em casa em português?
Eu estudei em inglês, mas também andei na escola portuguesa. E as visitas a Portugal ajudaram-me.

E o espanhol?
Aprendi com 14 anos. Estudei num liceu, quatro anos, onde as aulas eram em espanhol. Foi muito natural, portanto. Tinha gravado o tema 'Fotografia', com Juanes, em 2002. Foi um momento especial, senti-me tão bem a cantar em espanhol como em português. E, no palco, ao apresentar as canções em espanhol do álbum 'Loose' senti uma ligação ainda mais profunda...

E tem uma nomeação para um prémio...
Os MTV? Já passaram... (com 'Loose', ganhou o prémio MTV Europa para Melhor Álbum).

Não, falo das nomeações para a Melhor Artista Internacional e Melhor Canção Internacional em Língua Espanhola...
Oh! Los 40 Principales? Sim, é simpático. Eu estive em Espanha, um mês atrás, e fiquei surpreendida. Foi quase como... como se o meu outro lado tivesse criado uma outra ligação com os fãs. Eles já conheciam a minha música, mas desconheciam essa parte da minha personalidade. Senti isso, realmente, Foi como...

Ela faz parte de nós?
Sim, é lindo. E senti: Uau! Eu canto na língua deles. Eles perceberam que o fiz por eles. Ser honesta como artista é muito importante, esconder esse meu lado seria viver uma mentira. Esta é a razão, embora toda a gente esperasse um álbum em inglês, a minha intuição disse-me que deveria ser em espanhol. E senti-me muito bem.

E em português? No início do ano, anunciou que ia gravar um álbum em português
Eu pensei que estava... (lê-se a sinceridade no rosto) esse foi o meu erro. Eu fiz alguma coisa. Trabalhei com a Mafalda Veiga, ela fez a tradução de três canções minhas. Eu tenho uma versão portuguesa de 'Manos Al Air' chama-se 'Mãos no Ar' (e interpela uma das suas assistentes) O que se passa com essa música? Não está já nas rádios? Não?? Tu sabes porquê? (Eu explico depois, diz a assistente atrapalhada. Entretanto, o Expresso apurou que está em dúvida o lançamento dessa versão.)

Porque é que foi um erro anunciar
Eu queria, porque sou uma fã de Mafalda. E também trabalhei com os Da Weasel, com... eu cantei com o Pedro Abrunhosa. Sou uma fã... muita da música portuguesa me influencia.

Numa entrevista, referiu que a sua mãe lhe dissera ser melhor não...
Queres mesmo saber porquê? Eu acredito verdadeiramente que o tipo da música portuguesa... deixa-me ver... (e tenta de novo o português) As influências da música popular em Portugal, como o pop music, não são informadas para - desculpa, usei a palavra errada - (e passa ao inglês) a música portuguesa não tem influências da música pop, as influências vêm do fado, do folclore, portanto, encontro aí uma maior dificuldade, e a língua é tão rica... preciso de tempo...

É mais trabalhoso?
Ya. A língua espanhola é mais directa, especialmente quando se escreve canções pop, é mais fácil ligá-la à melodia, além disso as influências que eu tenho do espanhol são diferentes. É Juanes, Ricky Martin, Shakira, Julieta Venegas, Maná... São melodias simples. Em português, gosto de Amália, Madredeus, gosto da influência do folclore. Pois é, vai levar o seu tempo. Tudo aquilo que eu faço... quero fazer com jeito, é muito importante. Não é só fazer, sem saber e sem pensar. Assim, se o fizer... Quando o fizer, melhor dizendo, vou ter de passar aqui uma temporada, em Lisboa, trabalhando com os artistas que eu conheço. Preciso mesmo de ter tempo para fazer da forma apropriada. O mais importante é a qualidade.

Mas para cantar em simlish do videojogo "The Sims" foi fácil?
Yé. Ahahahaha! É apenas uma canção. É assim uma coisa de loucos. Eu não sabia nada sobre esse mundo e ali estava eu, no estúdio, gravando em simlish. Foi como se fosse uma trip, estás a ver? Como... Bem... Foi divertido.

Quem escreveu a letra?
Não sei, deve ter sido um professor de simlish. Eheheheh! É uma mistura de línguas, é bonita, soa bem... eu gostei. As letras também são importantes, mas aquilo que agarra verdadeiramente as pessoas é a melodia.

No mundo de hoje tem de se apostar, entre outras coisas, em jogos de vídeo e séries televisivas para ganhar mais popularidade?
Ya. Eu acho que sim. (pausa) O mercado mudou muito (pronúncia acentuada açoriana) nestes dez anos. Está muito diferente agora, mas continua a... Eu não me considero uma marca, compreendes? Eu não quero sê-lo. Eu penso assim... O meu produto é a música, estás a ver? Eu não tenho um perfume, eu não tenho uma linha de roupa. Nada contra, tudo bem, mas nunca senti que fosse bom para mim... até agora. Talvez no futuro... Eu sou muito ciosa da minha música. Julgo que a música ainda pertence às emoções e as emoções ainda fazem parte de todos nós como ser humanos que somos.

O artista já não pode percorrer apenas o caminho tradicional...
Eu tento ter uma mente aberta. É importante experimentar. Só assim aprendes. Não posso saber o que sentirei até experimentar. Eu tenho cuidado com isso, eu tenho muito cuidado. Eu penso acerca de tudo.

Há coisas que em vez de ajudarem estragam...
Julgo que sim. Penso que os fãs apreciam esse cuidado. Eu penso a longo prazo, penso mais no futuro, eu quero fazer isto quando tiver 80 anos, sabes? Como... Eu respeito Cesária Évora, Amália Rodrigues, Caetano Veloso, Juan Luis Guerra, pessoas que vivem para a música, que fazem o seu trabalho seriamente. Quero ser capaz de continuar sonhadora nessa idade, portanto, se isso significa mudar o meu estilo... (porque não? - lê-se no seu gesto)

Faz parte dos seus planos de três em três anos mudar ou acontece?
Não sei... Tem sido pelas duas razões. Eu aborreço-me. É fácil para mim, aborrecer-me com ideias e sonhos... aborreço-me. É por causa disso que estou sempre a mudar e a tentar fazer coisas. A música é algo de íntimo para mim e, por ser tão íntimo, só posso fazê-la com honestidade. Se me copiar a mim própria, não me sinto honesta, as emoções estão sempre a mudar, certo? E nós mudamos a toda a hora. Eu própria vou mudando e, assim, ciclicamente, a música, os ritmos, os sons... tudo isso que faz parte da minha personalidade. É tipo um processo orgânico.

Mas surgiu-lhe como?
Foi uma coincidência. O álbum em espanhol foi como um remédio. Já estou escrevendo em inglês.

Então, o próximo vai ser em inglês?
Ya. Espero lançá-lo em 2010. Vai ser uma nova experiência, porque vou ver como será fazer a promoção de dois discos ao mesmo tempo. Quero ver como é, como se desenrola. Estou entusiasmada com a ideia. Vejo aqui uma oportunidade: andar em tournée e fazer um espectáculo forte e coerente com as novas e as velhas músicas. Mas nunca pensei que pudesse escrever um álbum acerca do meu dia-a-dia, da realidade da minha vida... Pensei que podia ser aborrecido, mas aconteceu o contrário... Foi como pintar um quadro, foi como... Senti-me renascer.

Como se fosse a primeira vez?
Ya, sentes-te de novo inocente e fresca. Foi uma bênção. Levantava-me de manhã, levava a minha filha à escola (Nevis, de seis anos), ia para o estúdio gravar. Todos os dias, de dia... A maior parte de 'Loose' foi gravada de noite.

Tem outra luz.
Ya. Este tem outra luz.

Preocupa-a os downloads gratuitos na Net?
Eu não penso muito sobre isso. Eu acredito no streaming (tecnologia que permite ouvir e ver filmes no computador sem ter de descarregar ficheiros). Julgo que é muito bom as pessoas poderem ouvir música na Internet para decidir o que comprar. Isso é óptimo. Penso que a qualidade de uma cópia ilegal não é boa. Falando em termos de sonoridade, é cansativo ouvir sempre em pequenos altifalantes. Estamos todos a consumir produtos de menor qualidade. E isso não é bom, as pessoas podem deixar de gostar. Sonix!

Está zangada com a Madonna?
Madonna?? Nããoo, eu twittei acerca disso. Não é verdade.

Mas foi notícia a Net. Dizia que ela não sabia envelhecer...
Eu quero ouvir a cassete (gargalhada). Eu não disse nada disso. Nós somos amigas. Eu gosto dela. Não sei porquê, mas isto acontece-me muitas vezes. Agora, tudo dá uma história, percebes o que estou a dizer? Tudo bem, toda a gente tem direito à vida, certo? Eu não faço juízos sobre ninguém por escrever o que escreve.

Dizia que não queria pensar em ginásticas e dietas, preferia comer biscoitos com chá...
Eu estava a falar de mim própria. Eu não falo dos outros, concentro-me nas minhas coisas.

Afinal, quem é a Nelly Furtado?
Uma cantora, uma mãe... Não sei, não tenho ideia, todos os dias são diferentes.


Expresso.pt
Previous
Next Post »
Post a Comment
Thanks for your comment