Optimus Secret Shows Lisbon, Portugal 26.11.09

A cerca de uma hora do arranque do segundo Optimus Secret Show, ontem à noite em Lisboa, a fila à porta do Coliseu dos Recreios estendia-se quase-quase até à Praça do Rossio. Entre muitos jovens estrangeiros (estamos certos de termos visto várias caras "repetidas" do Secret Show dos Mando Diao), cânticos académicos e alguma chuva, a espera fez-se ordeiramente.




E, dentro do Coliseu, a surpresa aguardava e recompensaria os que persistiram: foi em cima do palco, um dos mais míticos do país, que os numerosos fãs de Nelly Furtado se encontrariam com a sua diva, num concerto em que os músicos actuaram de costas para a plateia vazia...


Entre esta pequena grande elite, e enquanto o concerto não começava, as dúvidas faziam-se ouvir em voz alta: irá Nelly dar um espectáculo acústico? E em que idioma? Afinal, Mi Plan , o seu mais recente álbum, é cantado na língua dos vizinhos de península, o castelhano...


Quanto aos apetites dos fãs, como nos confessaria uma eloquente espectadora, dividiam-se entre "a fase hippie e melancólica" dos primórdios da carreira de Nelly e o R&B que abraçou em Loose , a afamada parceria com Timbaland.


Em palco por volta das 23h00, Nelly Furtado - elegante num conjunto em tons de prateado, com brincos expressionistas a condizer - acabaria por pousar, ao de leve mas com graciosidade, em todos os pontos do seu por vezes desconcertante percurso.


Houve, naturalmente, temas do novo disco - "Más", logo a abrir; "Bajo Otra Luz", mais influenciada pelo som cubano que chega a Miami, onde agora vive, e o êxito "Manos Al Aire" - mas também numerosos hits gravados ao longo dos últimos 10 anos. "Já não sou tão jovem", brincou a certa altura, num português por vezes complicado de entender, enquanto apresentava a banda que a acompanhou com comentários como "este é um gajo muito importante".


A unir canções tão díspares como "I'm Like A Bird" (numa versão quase a cappella e cantada de olhos fechados, como se Nelly procurasse reencontrar-se com a jovenzinha naïf de 2000); "Say It Right" (curiosamente, o único tema resgatado a Loose ) ou "Força", o hino do Europeu de 2004 ("Alguém trouxe uma bola?", introduziu ela, entre risos), estiveram a entrega e a naturalidade de Miss Furtado.


Mais acessível e humana do que a maioria das divas pop (entre o público, discutiam-se os méritos ao vivo de Beyoncé ou Kylie Minogue), mas indiscutivelmente sofisticada e carismática, a filha de açorianos deixou os fãs de coração nas mãos - eles (e elas) gritaram o seu nome, berraram propostas de casamento e entoaram a plenos pulmões "Broken Strings", o dueto com o baladeiro James Morrison, ou "Sozinho", a versão de Caetano Veloso, naquilo que, entre tanta música em castelhano e português do Brasil, chegou a parecer uma verdadeira festa latina.


Em troca, Nelly, que por fim parece ter encontrado um equilíbrio entre a espontaneidade algo destravada que chegou a caracterizá-la e o profissionalismo mais frio das estrelas pop, agradeceu aos admiradores, à organização do concerto e a Margarida Pinto, que na primeira parte embalou os presentes com temas do seu EP para a Optimus Discos - como a gingona "Agulha do Tempo" - ou a versão de "Só Gosto de Ti", dos Heróis do Mar, gravada para o disco 3 Pistas e recebida com um gigantesco coro popular.


Mais interessante quando atrevida do que quando apenas delicodoce, a música de Margarida Pinto (a voz dos Coldfinger) foi um bom aperitivo para a extravagância contida de Nelly Furtado. Para a despedida, a luso-canadiana não fez a coisa por menos e foi ao baú buscar "Turn Off The Light", um dos singles do seu primeiro álbum, que lhe permite enveredar - tal como no novo "Manos Al Aire", de resto - por um registo mais regateiro e palrado. Já dissemos que esta apariga é um mistério?...


Alinhamento do concerto de Nelly Furtado no Coliseu de Lisboa, 26 de Novembro de 2009
Más
Broken Strings
Bajo Otra Luz
Say It Right
I'm Like A Bird
Manos Al Aire
Força
Sozinho
Turn Off the Light

Texto de Lia Pereira

Fotos de: Rita Carmo/Espanta Espíritos
More Pics Click Here
Source: Blitz
Previous
Next Post »
Post a Comment
Thanks for your comment